segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sistemas hibridos ou puros? PACS, RIS, HIS, GED, LIS, CIS

O PACS é um sistema especializado em armazenar e distribuir imagens médicas, o RIS um sistema especializado em laudos de radiologia e agenda, o HIS é um sistema de gestão hospitalar, o GED um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos, o LIS sistema de gerenciamento de laboratório, o CIS, um sistema de laudos especializado em cardiologia.

Não é meio estranho se você comprar um sistema de gestão hospitalar e vem junto um RIS, um PACS ou um GED? Estanho é mas acontece no mercado, mas vamos discutir os aspectos disto.

Você ja foi a uma pizzaria? Você deve ter a sua favorita, que na sua opinião reúne tudo que uma boa pizzaria pode ter: a pizza com aquele sabor, textura, aroma, cobertura, o restaurante com um ambiente agradável, atendimento excelente,etc. Os cara são feras em fazer pizza, são os especialistas em pizza. Agora você acha que eles fazem o melhor churrasco? A melhor feijoada? A melhor paella? Acho que é difícil.

Com os sistemas PACS,RIS, CIS, LIS, etc acontece a mesma coisa, uma empresa que tem uma linha de produtos extensa acaba não fazendo nada direito.

Ou a empresa se especializa em um nicho e faz aquilo bem feito ou esqueça, esta empresa vai colocar no mercado um produto fraco que acaba nunca atendendo um publico exigente e em busca de novidades técnologicas na área de radiologia/TI.

Pergunte o road map do seu fornecedor. Road map é a linha do tempo do produto, o que ele vai ser nos próximos 1, 2, 3, 4 anos, etc. Quanto mais avançada, segura e organizada a empresa, mais longo é o road map do produto que ela esta vendendo.

Não vai surgir um produto bom em um mês, existe varias etapas de desenvolvimento. Ou você acha que vai falar em uma reunião na sexta-feira ,o que você quer e o fornecedor desenvolver no fim de semana e te apresentar na segunda-feira.

Todo produto é resultado de um projeto, um projeto esta sempre apoiado em três pontas:custo, tempo e qualidade. Se você corta muito os custos, tende a diminuir a qualidade, se o tempo for longo para desenvolver um produto o custo aumenta, se o tempo for muito curto afeta a qualidade.
Não existe milagre, nem tudo que é caro presta, mas se o produto é muito barato pode ter certeza que não presta. (Nelsão).

Outra coisa que observo é o devaneio de alguns, tipo: vamos adaptar o PACS para virar um GED, vamos guardar todos os documentos da instituição. Vai ser nota fiscal, junto com foto de sinistros de carros, junto com exames de tomografia, junto com ordens de serviços scaneadas. Vai ser uma beleza.

Também outra muito boa, vamos armazenar as imagens de radiologia junto com o HIS (sistema de gestão hospitalar, vamos usar o mesmo "storage", a mesma estrutura de servidores e rede.Praticamente são dois sistemas muitos parecidos..Xii o "storage" estourou a sua capacidade e parou o sistema hospitalar todo. E agora apago as informações demográficas dos pacientes ou suas imagens de radiologia?

Quando for adquirir um produto sério, é preciso montar uma RFP, que é na verdade uma série de questionamentos sobre o produto, seu road map, seu suporte técnico, tempo de garantia, contrato de mão de obra, custo depois da garantia, funcionalidades desejadas do produto, etc, etc, etc.

Quem nunca implantou ou não tem experiência na área não sabe o que perguntar para a empresa que esta fornecendo.

Você já comprou alguma coisa com pressa? A pressa é inimiga da perfeição, muitas vezes é verdade... mas também não vai ficar dois anos pesquisando um produto que quando você comprar vai sair de linha.

Eu prefiro sistemas puros, são especializados no que fazem, tem uma evolução constante de técnologias e um horizonte de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário