sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ligando o Osirix plataforma Macintosh no seu PACS


O Osirix é um programa que pode ser utilizado sem conexão com a rede, importando imagens dicom ou relatóriosde cd's. Mas tambem pode ser ligado ao PACS, fazendo query (pesquisa de pacientes/exames) e retrieve (isto é fazer o download da imagem do PACS para a base do Osirix.

O query pode ser feito baseado em diversos filtros, como prontuario do paciente (ID), nome, data, modalidade do estudo (tomografia (CT), ressonância magnética (MR), e outras.

 
Mas antes de chegar neste ponto de query e retrieve precisamos configurar o Osirix no PACS e o PACS no Osirix. Normalmente não funciona por que tem algum parametro errado.

No Osirix, precisamos colocar um ip fixo, um Aetittle, porta e verificar qual a sintaxe de transferência com o PACS: Explicito, Implicito, Padrão, etc. Anote estes valores para ser utilizado no PACS.


No seu PACS, crie a modalidade como Workstation, com os dados anotados: IP address, Aetittle, porta, sintaxe de transferência que você configurou no Osirix.

Agora novamente no Osirix é preciso criar o node (PACS) que você irá utilizar para pesquisar os pacientes e fazer download das imagens dicom.

No Osirix tem uma tela especifica para isto, depois de criado o node aparecerá para fazer Query / Retrieve, a primeira tela do Post. Para criar o node utilize a opção ADD NEW SERVER, coloque os dados do seu PACS: IPAddress, AETittle, porta e ajuste a Syntaxe de transfêrencia que esta utilizando no PACS.


Boa Sorte..

Nenhum comentário:

Postar um comentário