terça-feira, 31 de agosto de 2010

Business Intelligence (BI) no RIS e no PACS a bola da vez

Os hospitais, laboratorios, clínicas e centros de diagnósticos  tem hoje uma administração profissional, são conduzidas como empresas normais, que como qualquer outra  primam pela qualidade, redução de  custos, mais agilidade no atendimento aos clientes, diferenciais em relação aos seus concorrentes, melhoria dos seus produtos, etc.

Os principais produtos de um hospital ou clínica são a prestação de serviços: atendimento a pacientes, realização de  laudos, realização de exames, locação de salas de centros cirúrgicos, corpo clínico, leitos, UTI, disponibilização do corpo clínico, leitos, UTI, disponibilização de equipamentos, etc.

Os hospitais como modelos empresariais adotam ferramentas que trazem um grande nível de profissionalização e controle como Sistemas de Gestão de Empresas (ERP), Sistemas de Gestão Hospitalar (SGH ou HIS), BI Business Inteligent (BI).  Tudo isto em função de melhorar os controles,melhoria nos processos, melhoria no atendimento do paciente, melhoria na conduta do atendimento, ter uma visão global do hospital, controle de admissão e saída de pacientes, controle de estoques, medicamentos, quantidade de exames por equipamentos, etc.

Um diferencial que pode ajudar os administradores a terem uma visão melhor de todo processo  é ó Business Intelligence (BI) , que pode ser traduzido como inteligência de negócios, ou inteligência empresarial. Isto significa que é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação. Sendo assim, BI é uma tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em Informação qualitativa e importante para a tomada de decisão

Movendo para segmento de RIS/PACS podemos retirar várias informações estatísticas, operacionais e gerenciais.  Basicamente as informações são derivadas de

  •  paciente (nome, idade, sexo, estado civil, residência)
  • exame (exame realizado, data, hora, materiais e medicamentes utilizados, modalidade)
  • agendamento (data do agendamento, médico solicitante, origem do agendamento, quem agendou, unidade, setor, convênio, exame urgente ou rotina, valor do exame)
  •  laudo (médico da primeira leitura, médico da segunda leitura, médico do laudo final, status do laudo)
  •  Tempos envolvendo os várias etapas dos exame (tempo de espera na recepção, tempo de laudo, tempo de preparo, tempo de agendamento)


Com estes dados é possível retiramos várias informações importantes dentro de um período específico (ano, mês, dia) como por exemplo :

  •     Número/valor de exames por modalidade
  •     Número/valor de exames por modalidade por sexo do paciente
  •     Quantidade de pacientes atendidos por modalidade
  •     Ranking dos médicos solicitantes
  •     Ranking de exames
  •     Ranking de materiais utilizados

Em uma solução de BI os dados são apresentados utilizando uma interface bem amigável para o usuário final. Geralmente são utilizadas soluções baseadas em planilha dinâmica.

 Um exemplo que peguei no mercado é a empresa SMA Tecnologia que construiu um ferramenta  chamada (GetWyn) utilizada para a visualização e distribuição dos dados do BI. É uma solução totalmente WEB disponível para os principais browsers do mercado (IE, ForeFox, Chrome, Safari) . Existe também uma versão light que permite o acesso aos dados via browser dos smartphones como iPhone, Nokia e BlackBerry. 




Arquitetura típica de um BI 

















O GetWyn também oferece dispositivos para gerenciamento de acesso a informação baseado no perfil de cada usuário. Ou seja, um usuário operacional terá uma visão diferente de um usuário com perfil gerencial.

O GetWyn também oferece a possibilidade de acessar dados diretamente da base on line. Como por exemplo, para responder a pergunta “Qual a quantidade de pacientes que estão aguardando na recepção agora ?”

Outra característica do GetWyn é a possibilidade fazer o gerenciamento documentos do cliente e  de associar um documento (PDF, doc, Etc) a uma determinada consulta

Exemplo de uma tela de BI Getwyn:

















Tendência de Mercado

Todos os principais fabricantes de RIS e PACS estão incorporando em seus produtos ferramentas nativas de BI, algumas fáceis de utilizar, onde é possível carregar as informações de maneira online e instantânea, como na ferramenta de exemplo acima, até em dispositivos móveis como a coqueluche do momento o iPhone da Apple. E outras soluções que tem sua saída de informações através de softwares como Crystal Reports, que tornam um pouco mais demorado e burocrático a retiradas das informações e num formato não muito amigável.

Este BI do exemplo, o Getwyn,  esta sendo adotado por um grande fabricante de PACS e RIS para ser incorporado ao seus sistemas. Se voce não tem uma expectativa de prazos no horizonte próximo de seu fornecedor de RIS e PACS, talvez seja o momento de pensar em adquirir uma solução de terceiros.
E verificar por conta propria os ganhos de produtividade  e visão do negocio que se pode ter. Os custos não são tão proibitivos como se pensa e você pode ter uma visão de que pode ser melhorado.

E de posse destes dados você pode fazer uma melhoria de processos, uma campanha de marketing para utilizar um horário que é pouco explorado de realização de exames, saber quem da equipe dos radiologistas produz mais, quem precisa de mais acompanhamento. Que equipamento da mais problemas, que fica mais tempo em manutenção.Enfim, são infinitas as formas de melhorias.

Um comentário:

  1. Gostaria de interagir sobre tecnologia pacs, trabalho na área de gestão de clínica de radiologia inclusive em hospitais. Se possível encaminhar e-mail para mattozinhos@yahoo.com.br para conversarmos melhor sobre. Podemos trocar posts em blogs e comentários tb.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir