segunda-feira, 12 de abril de 2010

Radiações em tratamentos médicos podem curar e podem matar





Quando era pequeno meu pai me dizia para não ficar perto da TV, pois poderia pegar cancer ao longo do tempo, pois o tubo de tv emitia radiação,era verdade,os tubos mais antigos emitiam radiação, em baixa intensidade, porem emitiam e depois com o tempo os tubos foram se tornando obsoletos e com mais controles e a radiação foi sendo reduzida, estão sendo substituidos pelas tv´s de LCD, led, plasma e a radiação ficou na história...

... mas isto ficou na minha cabeça.. e hoje presto atenção que cada vez que vamos a um hospital, a quantidade de exames de raio x´s e tomografias pedidos parecem cada vez mais aumentar.. temos mesmo que fazer todos este exames pedidos?

Lembra do tubo de tv que emitia raio x em pequenas doses? Os aparelhos de raio x e tomografia são identicos no principio de funcionamento do tubo de televisão antigos, porem em altas doses..

Estão cada vez mais em pauta no EUA discussões sobre as doses que os pacientes estão tomando em exames de tomografia (CT) e tratamentos de cancer com radioterapia (IMRT). E tambem a necessidade de alguns exames. Até que ponto uma criança com sinusite ou pneumonia, precisa de uma tomografia? O mal que isto causa ao longo do tempo pode não valer a pena..em relação ao beneficio.

Veja este video sobre o funcionamento e problemas com equipamentos de radioterapia ->

http://www.nytimes.com/interactive/2010/01/22/us/Radiation.html

Os problemas decorrentes de radioterapia mal utilizadas são mais evidentes, pois a as doses dos equipamentos são altas, mas os problemas decorrentes de varios exames de raio x e tomografia ao longo dos anos não são facilmente detectaveis e podem gerar um cancer em quem estava se curando de um outro problema.

Do ponto de vista da instituição, os equipamentos de radiologia e radioterapia precisam de um fisico que faça acompanhamento para verificar se os mesmos estão dentro dos padrões de radiação evitando que pacientes e funcionarios recebam doses erradas.

Os controles de radiação são realizados através de dosimetros que os funcionarios portam e mensalmente são auditados. Estes dosimetros medem a quantidade de radiação acumulada recebida.
Através dos campos dicom pode-se tambem calcular a quantidade de radição que o equipamento emitiu.

Deve-se ter um forte acompanhamento das manutenções e controle de doses dos equipamentos eletromédicos.

Ter a preocupação em menor dose possível de radiação nos pacientes e funcionários.

Fica aqui uma pergunta: Será que a instiutição em que você ou os seus estão fazendo exames tem estes controles e acompanhamentos de profissionais capacitados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário