quinta-feira, 18 de março de 2010

Recursos avançados do PACS - Reconstrução 3D remota

A quantidade das imagens por exames esta crescendo muito a medida que temos modalidades com cada vez mais cortes, hoje chegamos a ter um tomográfo com 340 cortes. O resultado disto, por exemplo é um exame de cerca de 2.000 a 5.000 imagens que são armazenadas no PACS. Escovando bit´s, 512 KB cada imagem,  da um exame de 1 GB a 2,5 GB arquivado no PACS e sendo manipulado pela estação de reconstrução. Quando o radiologista pede este exame para laudar /reconstruir é preciso fazer a copia fisica de 2,5 GB do PACS para a Workstation de laudo/reconstrução, depois de reconstruido este volume 3D é copiado para o PACS, para fazer parte das imagens do paciente.




Vou falar de uma ferramenta que esta no mercado a uns (4/5anos), mas vem ganhando cada vez mais adeptos: a recontrução 3D remota. O que temos é o deslocamento do processamento da Workstation local para um servidor dedicado a reconstrução, com isto não precisamos copiar as imagens do PACS para a Workstation de laudo/reconstrução. Temos um cliente leve instalado em um computador comum, este cliente requisita as reconstruções para o servidor de reconstrução 3D e este devolve as reconstruções 3D prontas.

As vantagens são:
  • Não precisamos de Workstation pesadas para realizar as reconstrução,
  • Não existe transmissão/copia de grandes volumes de  imagens do PACS para a Workstation de reconstrução. Rede de comunicação fica mais leve.
  • As Workstations dedicadas de reconstrução podem ser substituidas por estes serviços de reconstruçao 3D
  • Em grandes instituições temos um melhor aproveitamentos de licenças de softwares entre as várias unidades remotas e escala de plantões dos radiologistas.
Uma das empresas pioneiras deste tipo de serviço é a Terarecon http://www.terarecon.com/index.php. Testei a ferramenta e foi bem aceita pelo publico dos médicos, porem apesar da ferramenta apresentar uma grande quantidade de protocolos, ainda falta alguns protocolos para substituir o serviço realizado por algumas Workstations dedicadas. Mas pelo que vi atende a 97% das necessidades.

Os grandes fabricantes de PACS estão correndo contra o tempo e estão adaptando estas novas funcionalidades em seus produtos de modo a ficar nativo no produto.

2 comentários:

  1. Boa tarde Daniel,

    Este sistema descrito no artigo seria algo semelhante ao PACS IW da GE?

    Abs,
    Cadu

    ResponderExcluir
  2. e ao que me parece, parecido com o sistemas carestream. Correcto?

    ResponderExcluir