sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

iPAD, Osirix e PACS

Quem ainda não conhece o software Osirix, http://www.osirix-viewer.com/  vai se surpreender com os recursos que ele tem, alem do fato de ser gratuito. Funciona na plataforma Mac e é uma verdadeira febre entre os médicos que querem manipular / visualizar imagens médicas. Estão comprando Macintosh só por causa deste software.



Agora com o lançamento do iPAD a Osirix ja prometeu em breve uma versão nesta plataforma . A visualização de imagens que já era feita pelo iPhone, pelo Mac, agora será um grande atrativo pelo fato da facilidade de carregar e usar a tela maior do iPAD.
 

15 comentários:

  1. Olá Daniel,

    Primeiramente parabéns pelo blog! Muito interessantes os teus posts.

    Trabalho com PACS e gostaria de posteriormente trocar informações contigo.

    Agora falando especificamente sobre o iPad, você acredita que ele terá sucesso na área de manipulação e interpretação de imagens médicas?

    Grande abraço,
    Marco.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, vamos trocar idéias, quanto ao IPad, nos hospitais de ponta acho que será um grande atrativo, já que os computadores similares portateis são muito pesados e ainda mais com o Osirix. Alem disto a onda agora é paper less.

    ResponderExcluir
  3. Olá ,
    sou médico e também faço uso do Osirix 64 bits e ,se possível gostaria de participar da discussão pois tenho algumas dúvidas..
    Recentemente comprei Mac OSX 10,6 server, e gostaria de saber com configurar um PACS usando o MYSQL que vem no sistema operacional
    Muito Grato
    Eduardo Botelho
    RJ-Brasil

    ResponderExcluir
  4. Caro Daniel,

    Eu já trabalhei em produção de PACS e Workstations (lado software) e também como PACS Admin, e gostaria de saber se você tem visto aplicações reais para o IPad em Ris/PACS eu só em visualização de imagem como suporte não tendo interação com o resto do fluxo da radiologia? Digo, você vê como uma ferramenta de distribuição de imagem dentro do hospital ou os radiologistas tem usado também?

    Att,
    Sérgio Ossiliere
    Belo Horizonte, MG

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Daniel ... o dmc4chee é um servidor pacs que permite a visualização através do OSIRIX. Você sabe se ele é utilizado em algum lugar para armazenar imagens DICOM profissionalmente? Ou precisa de passar por alguma vistoria? Porque tem alguns PACS como o da FUJI, da AGFA e da GE, mas são muito caros e o vendedor me disse que eles passam por uma vistoria para depois ser utilizado.

    ResponderExcluir
  7. Oi Daniel. estou com uma certa dificuldade de conectar meu mac com osirix via internet. preciso laudar a distancia. vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Daniel,
    Boa noite, meu nome é Danilo, trabalho no dpeto de TI, temos um PACS FUJI ( Synapse ) ,estamos tentando conectar o Osirix, porem o Osirix consegue buscar a lista de paciente, mas quando clicamos para o mesmo ser transferido para o Mac ele não faz nada. Você conseguir conectar o Osirix em algum PACS ?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Sim, temos utilizado diversos Mac's com Osirix ligados ao PACS. Dica: No PACS: Criar a modalidade do Osirix com o mesmo ip, porta e Aetittle configurado no Osirix, negociação DICOM deve ser a mesma no PACS e no Osirix. Vou postar uma tela de configuração.

    PACSADMIN Brasil

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde.
    Sou Marcos Antonio Leonel, trabalho com sistemas RIS/PCS tambem e recentemente comecei a testar o Osirix. Estou tendo o mesmo problema ao acessar o PACS mas só quando estou fora da rede local. Internamente na LAN sem problemas mas quando estou acessando via Internet, não consigo fazer RITRIEVE e apresenta o seguinte erro:
    "DICOM Network Failure (query)
    SCU Failed 0006:0208 DIMSE No valid Presentation
    Context ID"

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Daniel.

    Parabéns pelo blog!
    Sou Luciano Omena, trabalho com HIS/RIS/PACS. Tenho uma duvida a respeito do Osirix, ele é regulamentado? O Osirix pode ser usado em um hospital de grande porte?

    Abraço,

    Luciano Omena

    ResponderExcluir
  12. oi bom dia, Daniel tem como voce me passar teu inmail tenho algumas duvidas aqui.... obrigado vlw

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde, gostaria de saber se o novo ipad2 consegue baixar o osirix????

    ResponderExcluir
  14. Ola Daniel,
    Parabéns pelo blog.
    gostaria da sua ajuda para conectar meu osirix ao meu servidor de imagens.
    consegui acessar a lista de pacientes mas nao consegui fazer o retrieve.
    toda vez que tento aparece a seguinte mensagem
    OsiriX / 192.168.0.202:104

    DICOM Network Failure (query)
    SCU Failed 0006:0208 DIMSE No valid Presentation Context ID

    aguardo sua resposta.
    grato

    ResponderExcluir